O pastor Tim Keller compartilhou um testemunho sobre como sua vida de oração floresceu em meio à sua batalha contra o câncer e como a leitura dos Salmos o sustentou diante da realidade da morte.


Aos 72 anos, Tim Keller concedeu uma entrevista e falou que desde que foi diagnosticado com câncer de pâncreas em estágio 4 em maio de 2020, passou por dois anos de quimioterapia e atualmente está participando de um tratamento de imunoterapia.Todo esse esforço ajudou a manter o câncer “sob controle”, disse o pastor e escritor: “Meu câncer ainda está lá, o câncer de pâncreas pode surgir a qualquer momento e levar você, mas conseguimos mantê-lo sob controle por um bom tempo e, por isso, estamos muito gratos”, acrescentou.


O pastor já é um sobrevivente de um câncer de tireoide, que teve em 2002. Ele disse que toda vez que faz um exame, sente “ansiedade”, pois “você sabe que não importa o quão bom foi o último” resultado de exame, já que o próximo “pode mostrar que está fora de controle”.

Detalhes médicos à parte, Tim Keller contou que ele e sua esposa viram o tempo que dedicam à oração crescer, assim como a intensidade desse relacionamento com Deus: “Isso vai soar como um exagero. Minha esposa e eu nunca gostaríamos de voltar ao tipo de vida de oração e vida espiritual que tínhamos antes do câncer. Nunca”.

Keller acrescentou que sua jornada contra o câncer o fez experimentar o Salmo 90:14:

“Satisfaça-nos pela manhã com o seu amor infalível, para que possamos cantar de alegria e nos alegrar todos os nossos dias”.

“De vez em quando, Kathy e eu dizemos… estamos tendo uma vida muito melhor agora. Quando se trata de oração, eu realmente pensava que tinha uma boa vida de oração. E quando passei para essa dimensão, percebi que minha vida de oração não era muito boa”, comentou.

“Saber que você realmente vai morrer muda a maneira como você olha para o seu tempo, a maneira como você olha para Deus, a maneira como você olha para o seu cônjuge. Tudo muda quando você realmente percebe que o tempo é limitado e você é mortal”, enfatizou.


O tratamento contra o câncer o obrigou a diminuir o ritmo, algo que ele disse ter sido “bom” para ele e para todos ao seu redor: “O que eu vi foi que eu realmente era muito ativo. E eu estive muito ativo por muito tempo. […] Estou mais perto de onde deveria ter estado a maior parte da minha vida. Sou muito abençoado nisso […] meu relacionamento com meus filhos é bom; meus filhos são crentes. Eu tenho um ótimo relacionamento com minha esposa, e isso não é nada além da graça de Deus porque eu era muito ativo… eu senti como se todo mundo dissesse, ‘você tem que fazer isso por mim, e OK, eu tenho que fazer isso para você’. Tem sido ótimo ser menos ativo”.

Ao lidar com a ansiedade decorrente de seu diagnóstico, Keller disse que encontra conforto nos Salmos, um livro que trata de todas as questões, desde a culpa até a depressão: “Não há nada como os Salmos para ensinar a você. A maneira como lido com a ansiedade é manter meus Salmos e manter meu exercício”, encerrou, na entrevista ao Unbelievable?