Após o batismo, os presos também receberam exemplares da Bíblia.


Na última quarta-feira (08), vinte e um presos da Casa de Detenção José Mário Alves da Silva – Urso Branco, em Rondônia, foram batizados nas águas em uma iniciativa de ressocialização dentro dos presídios do Estado.

A ação foi promovida pelo Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Justiça (Sejus), em parceria com instituições religiosas.

De acordo com a Sejus, a assistência religiosa dentro das unidades prisionais é prevista na Lei de Execução Penal (LEP), e garante aos reeducandos liberdade de culto e participação nos serviços organizados no estabelecimento penal.

As atividades são realizadas por meio do Núcleo de Assistência Religiosa (Nuar) da Sejus, em parcerias com variadas denominações religiosas e missionários voluntários.

O Nuar é responsável por conceder autorizações de entrada dos voluntários religiosos nas unidades prisionais e faz a mediação, coordenação e fiscalização junto à Sejus para a realização das atividades religiosas de todo o sistema prisional do Estado.

Entre as atividades permitidas pelo Nuar, estão casamentos coletivos, ações sociais, Encontros com Deus, e, no caso dos batismos, o fortalecimento da prática religiosa dentro das unidades prisionais, contribuindo com o bom comportamento dos internos.

“A ação voluntária, visa o fortalecimento da prática religiosa dentro das unidades prisionais, contribuindo com o bom comportamento dos internos”, declarou o órgão sobre o batismo evangélico.

Segundo o governador Marcos Rocha, as ações realizadas pela Sejus com o objetivo de ressocializar são fundamentais para transformar a conduta dos internos e suas perspectivas de vida após o cumprimento de pena. O batismo evangélico foi uma dessas ações, cujo objetivo é proporcionar uma nova chance aos detentos.

Após o batismo, os presos também receberam exemplares da Bíblia, incentivando a prática religiosa e a reflexão sobre valores. A iniciativa de ressocialização dentro dos presídios tem sido vista como uma oportunidade de reintegração dos detentos à sociedade e uma forma de promover a cidadania.